sexta-feira, 18 de junho de 2010

Imprima fotos direto do celular para a impressora

A maioria dos celulares modernos, mesmo os que não são smartphones, tem uma câmera atualmente; são tantos, na verdade, que alguns países até aprovaram novas leis nas quais telefones com câmera não podem ser utilizados. Mas quão difícil é transferir as fotos para uma impressora?

A resposta é: depende. De várias coisas; primeiro, se o telefone tem ou não acesso WiFi. Se o telefone estiver equipado com WiFi, esse é, com certeza, o método mais fácil, já que esses aparelhos realizam a busca por uma impressora em uma rede baseada no Windows. Uma vez que se insiram os detalhes de ponto de acesso e senha, esses aparelhos entram na rede como outro equipamento, e têm acesso a qualquer recurso compartilhado da rede, inclusive impressoras. Algumas impressoras também têm a funcionalidade de WiFi integrada, e podem ser acessadas diretamente do telefone celular.

Telefones sem WiFi

Mas o que acontece se o telefone não tiver WiFi? Bom, nem tudo está perdido, mas a capacidade de impressão pode exigir um investimento adicional em hardware. Várias empresas fabricam e vendem kits de Bluetooth para impressoras, que consistem de um pequeno acessório colocado no paralelo ou na porta USB da impressora ou de um equipamento na rede. Esses chamados Bluetooth Print Servers oferecem um método de impressão de fotos compatível para qualquer telefone móvel que tenha Bluetooth, o que é a maioria hoje em dia. Se você estiver planejando fazer muitas impressões de fotos, vale a pena conferir se o telefone que você quer já tem WiFi. E caso não tenha, se, para as suas necessidades, é mais barato investir em um Bluetooth Print Server do que investir em um telefone que tenha ainda os custos de WiFi,.

Existem hoje produtos no mercado que oferecem até WiFi via dispositivo de armazenamento micro SD. A combinação de WiFi/cartão de armazenamento micro SD é cara, mas pode ser usada mesmo nos telefones mais baratos, que não têm o WiFi integrado.

Impressão fácil com o seu iPhone

Em termos de software, o celular do qual é mais fácil imprimir é provavelmente o iPhone. Um aplicativo chamado E-Print permite conexão direta a qualquer impressora compatível com WiFi. Só é necessário o endereço IP da impressora, que pode ser encontrado nas opções da impressora. Com isso, é melhor utilizar uma rede em que o endereço IP da impressora seja gerado estática, não dinamicamente, já que isso pode excluir o E-print se a impressora mudar de endereço.

iPrint & Picwing para Windows Mobile e Android

Para equipamentos com Windows Mobile, está disponível o programa lançado pela HP, o iPrint, com basicamente a mesma funcionalidade que o aplicativo da Apple, mas para a plataforma do Windows Mobile. Telefones Android agora também têm a sua própria versão do software de impressão chamado Picwing.

Todos esses programas são compatíveis com o padrão de protocolo do “Bonjour” da Apple, que identifica automaticamente e torna disponível qualquer impressora compatível em uma rede, sem a necessidade de instalação complexa pelo usuário. O Bonjour foi especificamente planejado inicialmente para dar funcionalidade de impressão para aparelhos da Apple (iPhone e iPad), mas outras plataformas agora também usam o padrão.

Então – sorria para as fotos no celular. Imprimir do seu telefone é mais fácil do que parece.

Nenhum comentário: