segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Samsung Galaxy Tab: raio X total no rival da Apple

Ao invés de simplesmente colocar o Android 2.2 em uma versão maior do seu smartphone popular Galaxy S e deixar por isso mesmo, a Samsung, na verdade, se esforçou para criar uma experiência única para o seu primeiro tablet, o Galaxy Tab. Ao trabalhar com operadoras de celular, a empresa coreana incluiu aplicativos para conteúdo localizado. Além disso, a Samsung também foi além para garantir a compatibilidade com aplicativos existentes para Android em uma tela maior.

No entanto, a primeira dúvida é saber se um tablet de 7 polegadas realmente vale a pena. Para usuários de smartphones, utilizar um aparelho para emails, atualizações de redes sociais e até navegação é mais fácil que puxar um Galaxy Tab, mesmo que ele seja significativamente mais portátil que o iPad de 9.7 polegadas. Tendo testado os Tablets tanto da Samsung quanto da Apple durante a semana, descobrimos que como o Galaxy Tab não cabe facilmente no bolso, precisamos carregar uma bolsa de qualquer maneira. Então por que não trazer junto o iPad maior, ao invés disso? Há uma área, no entanto, em que o Galaxy Tab se destaca – ler e-books. Com o seu peso menor, não tivemos as mesmas cãibras nos dedos que tivemos com o aparelho da Apple.

Então, para aqueles que estão decidindo entre o iPad e o Galaxy Tab, o fator mais importante a considerar é a usabilidade. Se você deseja ler muitos e-books e ver filmes no aparelho, o portátil da Samsung, mais leve, será mais adequado às suas necessidades. No entanto, se você lê muitos PDFs (que não oferecem fluxo automático de palavras como os e-books ePub) e quadrinhos, e usa o seu Tablet para jogos, a tela maior e a disponibilidade de aplicativos para o iPad da Apple é a solução.

Design

O Galaxy Tab da Samsung pode ser feito de plástico, mas parece solidamente constituído, com um bom peso. O aparelho vem em uma única cor – fundo branco com borda e frente pretas. Abaixo da tela, há uma série de botões para Menu, Home, Back e Search. O motivo pelo qual o hardware segue o formato padrão dos smartphones (mas em uma escala maior) é que o sistema operacional Android foi originalmente planejado para aparelhos móveis. Como tal, ter um layout similar é importante para garantir compatibilidade com a plataforma e os aplicativos.



A bateria do Galaxy Tab é lacrada dentro da unidade, o que exige uma ida à assistência conforme as células se deteriorem com o tempo. A entrada para headphone é localizada em cima, enquanto o microfone fica na lateral esquerda. No lado direito estão os slots do microSD e do SIM card e a base apresenta o conector dock e os alto-falantes. Apesar de você poder fazer chamadas com o Galaxy Tab, a posição dos alto-falantes e do microfone significa que precisará de um Bluetooth ou um headset conectado para esse propósito.

O conector dock próprio é utilizado para carregar o aparelho, assim como para conectá-lo a um PC via USB. Entretanto, assim como o iPad, você não consegue carregar o aparelho pela porta USB de um PC, pois a voltagem não é suficiente. A porta também é utilizada para os periféricos do Galaxy Tab, como os cabos para dock de teclado e saída de vídeo, que permitem à unidade se conectar a displays externos via HDMI ou entrada de componente/composto.

Finalmente, assim como o Dell Streak, esse aparelho utiliza o vidro Corning's Gorilla, que tem uma resistência impressionante a arranhões, mesmo de objetos afiados como chaves. No entanto, o display não tem a camada “óleofóbica” do iPad para prevenir que a gordura do corpo embace a tela, e as impressões digitais aparecem um pouco mais do que gostaríamos no Tab.

Características

Ao invés de simplesmente oferecer aos usuários o repetitivo Android OS, a Samsung otimizou a plataforma para diferenciá-la da experiência do smartphone. Além do Android Market, a Samsung incluiu os aplicativos Readers Hub, Media Hub e Music Hub, que oferecem acesso a literatura online, vídeos e músicas, respectivamente. A empresa coreana também anunciou que o aplicativo de leitura tem até 2.500 revistas, 1.600 jornais e 2 milhões de livros. Para torná-lo mais conveniente para os usuários, em Singapura, a empresa se uniu à operadora de telefonia local SingTel, para que a conta de compra de conteúdo apareça na fatura do telefone. Ao contornar a necessidade de cartões de crédito e métodos de pagamento de terceiros, a Samsung espera que isso estimule um aumento na compra de mídia digital.

Apesar do fácil acesso a conteúdo, a empresa coreana também otimizou os programas de Contatos, Calendário e Memo, com recursos como tabs em sequência e visualizações em tela dividida para aproveitar o display maior. No entanto, como a Samsung não tem controle sobre aplicativos de terceiros, a experiência difere de aplicativo para aplicativo. O Twitter e o Facebook ficam perfeitos e preenchem a tela, enquanto alguns usuários reportaram que outros programas ou ficam “pixelizados” ou apresentam margens pretas (muito parecidas com as que do iPad com aplicativos exclusivos para iPhone). Esses são, no entanto, fatores menores e nós não encontramos nenhum problema de compatibilidade até agora. O ThinkFree Office também está incluído, para a leitura e criação de documentos compatíveis com Microsoft.

Um dos melhores benefícios de ter um tablet Android é a compatibilidade com o Adobe Flash 10.1, um recurso que a Apple se nega a incluir no seu aparelho. Mas, enquanto isso oferece ao Galaxy Tab acesso irrestrito ao conteúdo da Web, descobrimos que em alguns sites, a lentidão causada pelo conteúdo em Flash é uma experiência de navegação insatisfatória. A menos que você realmente precise entrar em sites em Flash, não consideramos que esse seja um recurso obrigatório.


Em relação ao hardware, o Galaxy Tab tem quase todos os recursos encontrados nos smartphones atuais. O acelerômetro incorporado permite ao display rodar e também oferece uma dimensão adicional para controle em alguns jogos. O brilho da tela é automaticamente ajustado para fontes de luz do ambiente, enquanto um slot de cartões microSDHC permite aos usuários expandir a capacidade de armazenamento integrada de 16GB. A unidade também vem com uma webcam para a frente, de 1.3-megapixel, e uma câmera atrás de 3-megapixel. A primeira é indicada para chamadas por videoconferência, apesar de programas populares como o Skype não permitirem esse recurso atualmente. A câmera de trás, com alta resolução, tem um flash de LED e permite gravar vídeos de 720 x 480-pixel com 30 frames por segundo. Outras funções incluem GPS, uma bússola digital, rádios 802.11n e Bluetooth, juntamente com uma conectividade HSDPA.

Apesar de ter uma contagem menor de pixels que o iPad, o display de 1,024 x 600-pixel fica especialmente bonito no pequeno Galaxy Tab de 7 polegadas. Os ângulos de visão são bons para uma tela LCD normal, apesar de desejarmos ver uma tela AMOLED no lugar. A unidade é rápida o suficiente para oferecer uma experiência multitouch fluida. Nosso único queixa é que a tela refletiva com tendência a atrair impressões digitais é um pouco difícil de usar no ambiente externo, apesar de que ao se aumentar o brilho para o máximo realmente ajuda um pouco, mesmo que mate a vida da bateria um tanto rapidamente.


Desempenho e Vida da Bateria

Com um processador de 1GHZ e o processador gráfico Powervr SGX540, foi uma maravilha utilizar o Android OS no Galaxy Tab. Não houve lentidão, exceto quando navegando em alguns sites em Flash. Nós não só achamos a unidade capaz de rodar vídeos 1080p full-HD, como o Tab também é capaz de transmitir conteúdo multimídia para displays externos por meio de addons opcionais. Tentamos usar o Google Earth no Tab e ficamos impressionados com o zoom, tão suave quando o equivalente no desktop.

A vida da bateria no Tablet da Samsung foi igualmente impressionante. Ironicamente, quando utilizado como leitor de e-book e aparelho de navegação leve na internet, via 3G, o Tab conseguiu durar um dia inteiro, antes de a bateria descarregar. Deixamos alguns vídeos em looping e se passaram pouco mais de cinco horas e meia até que tivéssemos de pegar o cabo para carregar, o que é bastante impressionante, considerando seu hardware poderoso.

Serviço e Suporte

O Samsung Galaxy Tab vem com garantia internacional de um ano. No site de suporte, você pode baixar manuais do usuário, drivers e software patches. Resolução remota de problemas está disponível por email ou telefone, apesar de no caso de falha no hardware, a unidade ter de ser levada a uma assistência.
Para saber mais

Para saber preços pesquise em www.buscape.com.br e no www.mercadolivre.com.br. Para videos faça o mesmo no www.youtube.com.br .


Um abraço,

Oscar Burd

Nenhum comentário: