quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mastercard lança serviço em que chip do celular vira cartão

Chip de celular funciona como cartão de crédito
Mastercard lança serviço em que chip do celular vira cartão


Já pensou pedir uma pizza e não ter de juntar moedinhas em casa para completar o valor ou pedir para o entregador trazer a máquina do seu cartão?
Ou então entrar em um táxi e não se preocupar se o motorista tem troco para R$ 50?

Um novo serviço da Mastercard permitirá que esses problemas sejam resolvidos pelo celular: trata-se de uma plataforma de pagamento por telefonia móvel pela qual o cliente tem no chip de seu aparelho as informações dos cartões de crédito e débito, acessíveis por meio de um menu de navegação.

Para usar o sistema, cliente terá de substituir o chip do celular.
O serviço da Mastercard é fruto de uma parceria com o Itaú, a Redecard e a Vivo - o projeto será implantado aos poucos, a partir do início do ano que vem, e terá uma fase piloto em São José dos Campos, município paulista de pouco mais de 600 mil habitantes.

O Itaú vai cadastrar clientes, enquanto a Redecard fará o credenciamento dos estabelecimentos que aceitarão o meio de pagamento.

O sistema da Mastercard também permitirá que o cliente use cartões de crédito ou débito para recarregar os créditos do celular.

Com o lançamento da plataforma da Mastercard, o mercado brasileiro viverá uma competição de dois modelos diferentes de pagamento via telefone móvel.

Apesar de anunciado há dois meses, o sistema desenvolvido em parceria entre Banco do Brasil, Cielo e Oi só ganhará escala a partir de meados de 2011.

Além de permitir que o cliente deixe o cartão em casa, se assim preferir, os projetos têm o objetivo comum de popularizar o pagamento com cartão em operações de pequeno valor nas quais o plástico ainda é pouco usado, como feiras, vendas de porta em porta, pequenos serviços e delivery.

Como funciona

Para usar o sistema da Mastercard, o cliente terá de substituir o chip do celular, usando um modelo com a tecnologia de pagamento já embutida.

O acesso se dará em um menu que funciona tanto em smartphones quanto em aparelhos comuns.

Por segurança, o usuário terá de informar a senha do cartão e também um código específico para o serviço.

Para fazer o pagamento, o cliente informa o número de um estabelecimento cadastrado no serviço e o valor da operação - as compras são confirmadas por SMS.

Inicialmente, tanto os usuários convidados pelo Itaú para a fase de testes quanto os comerciantes cadastrados pela Redecard receberão gratuitamente os chips para realizar pagamentos.

À medida que o serviço for expandido, a ideia é cobrar tarifas pelo uso.

Segundo as companhias envolvidas, os valores dependerão da aceitação do produto no mercado.

Por enquanto, porém, o escopo do serviço será limitado.

Embora o presidente da Mastercard, Gilberto Caldart, diga que a plataforma está aberta a todos os bancos, credenciadoras e operadoras, inicialmente apenas clientes do Itaú, que usem a bandeira Mastercard e celulares da Vivo poderão fazer pagamentos usando a nova tecnologia.

"Não existe nenhum contrato de exclusividade.

O objetivo (das parcerias) foi colocar o ecossistema de pagamentos de pé", explica o executivo.

Nenhum comentário: