quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Juice Defender aumenta vida da bateria de Androids

Apesar de existirem diversos aplicativos de economia de bateria por aí, descobri que a maioria tem efeito mínimo, simplesmente por não conseguir entrar no sistema e realmente ligar ou desligar coisas que possam fazer grande diferença.

Assim que testei o Juice Defender, ficou claro que ele era um aplicativo que pode ter um impacto significativo no desempenho da bateria.

Como funciona?

Para que um aplicativo aumente a vida da sua bateria, ele precisa conseguir desabilitar os recursos que “matam” a bateria do telefone e ao mesmo tempo não limitar tanto a funcionalidade de forma a ter um impacto negativo no funcionamento do aparelho.

Os maiores drenos de bateria normalmente são:

  • A própria tela
  • GPS
  • WiFi
  • Dados 3G
  • Standby do celular
  • Chamadas de voz
  • Aplicativos específicos (jogar um jogo, por exemplo)
    Vamos dar uma olhada em como alguns desses recursos podem ser ajustados para maximizar a vida da bateria.

    Tela

    Como a tela é um grande ladrão de bateria, quanto mais estiver desligada, melhor. Definir um protetor de tela bem curto pode ajudar tanto quanto reduzir o display à definição mais baixa possível, que ainda assim seja usável para você, também é uma boa opção. Obviamente, jogos, emails e navegar na internet são coisas um pouco difíceis de fazer com a tela desligada, então existe um limite em relação a quanto uso você realmente pode cortar.

    GPS

    Exceto se você realmente precisar do GPS funcionando o tempo todo, deixá-lo desligado realmente fará economia de bateria – apesar de o consumo de energia não ser realmente excessivo, a menos que tenha aplicativos que o estejam acessando. Se você tiver um aplicativo instalado, como o Where’s My Droid, precisará manter o GPS habilitado de forma a conseguir a localização do recurso quando necessário.

    WiFi

    Ter o WiFi habilitado obviamente será um dreno, pois ele também é uma conexão de dados, e mesmo que você não esteja conectado a um ponto de acesso de WiFi, o sistema ficará constantemente buscando pontos de acesso disponíveis. Se você tiver sinal 3G muito ruim em ambiente interno e confiar no WiFi para conectividade, então limitar a frequência que os serviços de dados ficam ligados e garantir que o sistema WiFi esteja desabilitado quando não estiver perto do ponto de acesso pode fazer uma grande diferença.

    Serviços de dados 3G

    Esse é um pouco mais difícil, pois se você desabilitar tanto o WiFi quanto o 3G, não conseguirá receber emails ou mensagens instantâneas (textos SMS trabalham independentemente do GSM, então esses ainda serão recebidos). A menos que você seja seriamente viciado em conectividade e precisar responder às suas mensagens imediatamente, você provavelmente consegue se virar limitando a frequência com que os serviços de dados são habilitados. Eu atualmente fico com o meu por 1 minuto a cada 5 minutos e realmente não percebo a diferença. A definição padrão com o Juice Defender é de 5 minutos a cada 15, mas eu achei um pouco longo quando se trata de respostas de mensagens instantâneas.

    Standby do Celular / Chamadas de voz

    Não há muito que você possa fazer a respeito do uso do Standby, mas é um dos menores consumidores no sistema e um aparelho com nada mais funcionando pode normalmente ficar por dias sem carregar, se for usado somente como celular.

    Como o Juice Defender ajuda?

    Olhando na tela mostrada abaixo, você pode ver que o Juice Defender está lotado de opções.

    O recurso de agendamento me permite não deixar os serviços de dados funcionando constantemente e até os desabilitar durante a noite (aprovado, fica ligado no carregador durante a noite, mas isso evita que eu fique ouvindo alertas de email de madrugada, então serve para diversos propósitos).

    O sistema também vai desabilitar serviços de dados e WiFi se a bateria baixar de 20%, preservando a funcionalidade do telefone como uma prioridade.

    Como eu frequentemente ouço o Pandora enquanto ando de bicicleta, tendo o serviço de dados desligado poderia frequentemente resultar em não receber a próxima música pelos próximos minutos. Ao cadastrar o Pandora e outros aplicativos específicos da rede à lista de endereços aprovados, a conexão de dados ficará ativa enquanto esses aplicativos estiverem funcionando, para ajudar a garantir funcionalidade adequada, apesar de isso ter um efeito negativo na vida da bateria.

    Eu também uso a opção de permitir os dados enquanto a tela estiver ativa, já que eu normalmente estou fazendo coisas como checar emails ou mensagens instantâneas.

    Funciona bem?

    A quantidade do aumento do tempo da bateria que você terá depende totalmente do seu tipo de uso.

    Como eu trabalho de casa, não gasto muito tempo no telefone, mas o utilizo para email, mensagens de texto, algumas mensagens instantâneas e uso a câmera diariamente e atualizo alguns sites do Wordpress, entro no Facebook e navego um pouco na internet.

    Durante a última semana, o Juice Defender reportou uma média de melhora de 2x.

    A questão que sempre existirá é o quão acurado ele é e sem gastar muito tempo fazendo gráficos e listas ou um estudo realmente científico, o melhor que posso fazer é contar minha experiência com ele.

    Antes de usar o Juice Defender, eu tirava o aparelho do carregador perto das 6:30 da manhã e iria começar a receber mensagens de pouca bateria (menos de 20% restantes) pelas 3 ou 4 da tarde. Com o Juice Defender eu normalmente não preciso colocá-lo de volta no carregador até que esteja indo dormir, perto das 11 da noite, a menos que tenha uma atividade mais alta do que o normal naquele dia.

    Nesse caso, posso precisar colocá-lo no carregador algumas horas antes.

    O Juice Defender vai funcionar para você?

    É claro que realmente depende, se você é um usuário de leve a médio, sim, provavelmente vai fazer uma boa diferença. Por outro lado, se você dirige o dia todo usando o GPS (com a tela ligada) enquanto ouve Pandora, não, provavelmente não fará muita diferença porque não conseguirá desligar nenhum serviço que seja grande consumidor de bateria.

    Qual versão eu devo pegar?

    Há uma versão gratuita e uma versão paga e, apesar de eu sugerir a versão paga, já que acredito que vale os $3 (aproximadamente, dependendo de taxas de câmbio), você deveria experimentar a versão gratuita e ver se realmente consegue economizar bateria. Com a versão gratuita, eu consegui uma melhora consistente de 1,86x, apesar de ainda poder sugar um pouco mais das definições avançadas na versão paga.

    Com certeza, eu consegui adequá-lo às minhas necessidades e passar da marca das 2x.
  • Um comentário:

    Pedro disse...

    muito bom esse seu review do juice defender, tava procurando um review assim, primeiro que eu acho, e ta show.
    Vou testa-lo essa semana, como sou um usuario medio (jogos e 3g) espero bons resultados, abraços!