quarta-feira, 26 de maio de 2010

Google passa Microsoft em telefones celulares



O Google passou a Microsoft no setor de smartphones (telefones celulares com múltiplas funções), segundo dados do instituto de pesquisas em tecnologia Gartner, divulgados no site do jornal Financial Times.

No primeiro trimestre deste ano, 10% dos aparelhos vendidos no mundo usavam o sistema operacional desenvolvido pelo Google, chamado Android, incluindo Nexus One e o Droid, da Motorola (foto acima). Um ano antes, essa proporção era de apenas 1,6%.

Já os aparelhos que usam o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft, tiveram 6,8% do mercado no primeiro trimestre; há um ano, eles correspondiam a 10,2%.

O sistema operacional Symbian, da Nokia, caiu de 48,8% para 44,3%; O Research in Motion, da BlackBerry, recuou de 20,6% para 19,6%. A reportagem não cita as vendas mundiais do iPhone, da Apple – apenas as da América do Norte, onde a empresa teve participação de 22,1%, abaixo dos 26,6% do Android.

No geral, relata o FT, as vendas de celulares somaram 314,7 milhões de unidades no primeito trimestre de 2010, alta de 17% sobre um ano antes. O segmento que mais cresceu foi de o smartphones, com alta de 48,7%, para 54,3 milhões de unidades.

Leia a reportagem no site do Financial Times (em inglês)

( Com dados da seção Link de estadao.com.br )

Nenhum comentário: