SONO E QUALIDADE DE VIDA
A qualidade de vida tem sido um tema recorrente em várias conversas e artigos.
Sabemos que um bom sono - aliado a uma dieta adequada e exercícios físicos - são a base de uma boa qualidade de vida.
E a tecnologia pode influenciar para o bem, ou para o mal.
Abaixo veremos uma pesquisa que trata do tema.
E, a seguir, faremos uma breve reflexão sobre o assunto!
PESQUISA FAZ IMPORTANTE ALERTA
Dependência de televisão, celular e laptops pode estar custando muito caro aos americanos – em déficit de sono.
A tendência nacional de assistir televisão toda noite antes de ir para a cama, jogar videogames até tarde ou checar emails e mensagens de texto antes de desligar as luzes pode estar interferindo nos hábitos de sono da nação.
“Infelizmente, celulares e computadores, que tornam as nossas vidas mais produtivas e divertidas, podem estar sendo abusados a ponto de contribuir para se dormir menos à noite, fazendo com que milhões de americanos tenham um desempenho fraco no dia seguinte”, afirmou em uma declaração Russell Rosenberg, vice-presidente do National Sleep Foundation (NSF) – Fundação Nacional do Sono –, em Washington - DC.
Quase 95 por cento das pessoas entrevistadas em um estudo da NSF disseram que usam algum tipo de eletrônico uma hora antes de dormir, e cerca de dois terços admitiram que não dormem o suficiente durante a semana.
Charles Czeisler, da Harvard Medical School e dos hospitais Brigham e Women's Hospital, de Boston, afirma que a exposição à luz artificial antes de dormir pode aumentar o estado de alerta e reduzir a produção de melatonina, um hormônio que promove o sono.
“A tecnologia invadiu o quarto”, explicou Czeisler em uma entrevista. “A invasão de tais tecnologias que promovem o estado de alerta no quarto pode contribuir para a alta proporção de entrevistados que afirmaram dormir, rotineiramente, menos do que precisam”.
Os baby boomers, ou pessoas que têm entre 46 e 64 anos, são os que mais assistem televisão toda noite antes de dormir, enquanto mais de um terço dos que têm entre 13 e 18 anos e 28 por cento dos jovens adultos, entre 19 e 29 anos, jogam videogames antes de deitar.
61 por cento também afirmaram usar o computador ou laptop pelo menos algumas noites na semana.
E uma propensão em manter contato significa que mesmo as pessoas que conseguiram pegar no sono estão sendo acordadas por celulares, mensagens de texto e emails durante a noite.
“Um em cada dez jovens diz ser acordado por mensagens depois de ir para a cama. As pessoas não desligam seus Blackberries”, afirma Czeisler, completando que muito disso está acontecendo a custa de sono.
Os pertencentes à geração Z, que têm entre 13 e 18 anos, foram o que mais apresentaram déficit de sono, com 22 por cento se auto-descrevendo como “sonolentos”, contra somente nove por cento dos baby boomers.
Especialistas em sono recomendam que adolescentes durmam 9 horas e 15 minutos toda noite, mas os que participaram do estudo tiveram uma média de apenas 7 horas e 26 minutos nos dias de semana.
“Estou mais preocupado com quão poucas horas de sono têm os adolescentes entre 13 e 18 anos”, afirma Czeisler. “Os jovens hoje estão dormindo uma hora e meia ou duas a menos do que dormiam há um século. Isso significa que estão perdendo cerca de 50 horas de sono por mês”, conta Czeisler.
A falta de sono dos americanos tem impacto negativo no trabalho, humor, família, hábitos no trânsito, vida sexual e saúde, de acordo com a NSF.
Grupos de todas as faixas etárias compensam isso consumindo bebidas que contêm cafeína – cerca de três bebidas de 354 ml por pessoa, por dia – e tirando sonecas, às vezes mais de uma durante o dia.
“Os pais devem tirar essas tecnologias dos quartos dos filhos se quiserem que tenham bom desempenho (na escola)”, diz Czeisler.
E VOCÊ: COMO USA A TECNOLOGIA ANTES DE DORMIR?
Aqui vem a pergunta fundamental: e você, como usa a tecnologia antes de dormir?
Pare e pense 30 segundos...
Você acessa conteúdos estressantes e que deixam preocupado, ou usa a tecnologia para relaxar?
UM DESPERTAR AGRADÁVEL
Para mim, despertar com harmonia é fundamental.
Lembra dos antigos despertadores?
Ou mesmo dos atuais com aqueles "bips" terríveis?
Esqueça deles!
No próximo Post darei uma dica de como acordar de modo harmonioso e gradual com o apoio da tecnologia.
Um abraço,
Oscar Burd
www.ForumAccess.com.br - Presidente
HELP DESK / FÁBRICA DE SOFTWARE / ALOCAÇÃO DE PROFISSIONAIS
( com dados de Reuters Life e outras fontes )
Nenhum comentário:
Postar um comentário