quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vivo perde liderança para Claro em banda larga móvel

Operadora cai para segundo lugar e tem 32,20% do market share

A Vivo perdeu o primeiro lugar no ranking de market share de banda larga móvel para a Claro. Atualmente, a empresa tem participação de 32,10% no índice, enquanto a concorrente chega a 39,83%. Já a Tim continua na terceira posição com 22,26% do mercado.

Porém, no mercado de GSM, a Vivo mantém o primeiro lugar com 29,8% de participação. A Claro (25,55%) e a TIM (24,91%) lutam pelo segundo lugar, seguidas pela Oi que tem 19,38% de participação no mercado.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Juice Defender aumenta vida da bateria de Androids

Apesar de existirem diversos aplicativos de economia de bateria por aí, descobri que a maioria tem efeito mínimo, simplesmente por não conseguir entrar no sistema e realmente ligar ou desligar coisas que possam fazer grande diferença.

Assim que testei o Juice Defender, ficou claro que ele era um aplicativo que pode ter um impacto significativo no desempenho da bateria.

Como funciona?

Para que um aplicativo aumente a vida da sua bateria, ele precisa conseguir desabilitar os recursos que “matam” a bateria do telefone e ao mesmo tempo não limitar tanto a funcionalidade de forma a ter um impacto negativo no funcionamento do aparelho.

Os maiores drenos de bateria normalmente são:

  • A própria tela
  • GPS
  • WiFi
  • Dados 3G
  • Standby do celular
  • Chamadas de voz
  • Aplicativos específicos (jogar um jogo, por exemplo)
    Vamos dar uma olhada em como alguns desses recursos podem ser ajustados para maximizar a vida da bateria.

    Tela

    Como a tela é um grande ladrão de bateria, quanto mais estiver desligada, melhor. Definir um protetor de tela bem curto pode ajudar tanto quanto reduzir o display à definição mais baixa possível, que ainda assim seja usável para você, também é uma boa opção. Obviamente, jogos, emails e navegar na internet são coisas um pouco difíceis de fazer com a tela desligada, então existe um limite em relação a quanto uso você realmente pode cortar.

    GPS

    Exceto se você realmente precisar do GPS funcionando o tempo todo, deixá-lo desligado realmente fará economia de bateria – apesar de o consumo de energia não ser realmente excessivo, a menos que tenha aplicativos que o estejam acessando. Se você tiver um aplicativo instalado, como o Where’s My Droid, precisará manter o GPS habilitado de forma a conseguir a localização do recurso quando necessário.

    WiFi

    Ter o WiFi habilitado obviamente será um dreno, pois ele também é uma conexão de dados, e mesmo que você não esteja conectado a um ponto de acesso de WiFi, o sistema ficará constantemente buscando pontos de acesso disponíveis. Se você tiver sinal 3G muito ruim em ambiente interno e confiar no WiFi para conectividade, então limitar a frequência que os serviços de dados ficam ligados e garantir que o sistema WiFi esteja desabilitado quando não estiver perto do ponto de acesso pode fazer uma grande diferença.

    Serviços de dados 3G

    Esse é um pouco mais difícil, pois se você desabilitar tanto o WiFi quanto o 3G, não conseguirá receber emails ou mensagens instantâneas (textos SMS trabalham independentemente do GSM, então esses ainda serão recebidos). A menos que você seja seriamente viciado em conectividade e precisar responder às suas mensagens imediatamente, você provavelmente consegue se virar limitando a frequência com que os serviços de dados são habilitados. Eu atualmente fico com o meu por 1 minuto a cada 5 minutos e realmente não percebo a diferença. A definição padrão com o Juice Defender é de 5 minutos a cada 15, mas eu achei um pouco longo quando se trata de respostas de mensagens instantâneas.

    Standby do Celular / Chamadas de voz

    Não há muito que você possa fazer a respeito do uso do Standby, mas é um dos menores consumidores no sistema e um aparelho com nada mais funcionando pode normalmente ficar por dias sem carregar, se for usado somente como celular.

    Como o Juice Defender ajuda?

    Olhando na tela mostrada abaixo, você pode ver que o Juice Defender está lotado de opções.

    O recurso de agendamento me permite não deixar os serviços de dados funcionando constantemente e até os desabilitar durante a noite (aprovado, fica ligado no carregador durante a noite, mas isso evita que eu fique ouvindo alertas de email de madrugada, então serve para diversos propósitos).

    O sistema também vai desabilitar serviços de dados e WiFi se a bateria baixar de 20%, preservando a funcionalidade do telefone como uma prioridade.

    Como eu frequentemente ouço o Pandora enquanto ando de bicicleta, tendo o serviço de dados desligado poderia frequentemente resultar em não receber a próxima música pelos próximos minutos. Ao cadastrar o Pandora e outros aplicativos específicos da rede à lista de endereços aprovados, a conexão de dados ficará ativa enquanto esses aplicativos estiverem funcionando, para ajudar a garantir funcionalidade adequada, apesar de isso ter um efeito negativo na vida da bateria.

    Eu também uso a opção de permitir os dados enquanto a tela estiver ativa, já que eu normalmente estou fazendo coisas como checar emails ou mensagens instantâneas.

    Funciona bem?

    A quantidade do aumento do tempo da bateria que você terá depende totalmente do seu tipo de uso.

    Como eu trabalho de casa, não gasto muito tempo no telefone, mas o utilizo para email, mensagens de texto, algumas mensagens instantâneas e uso a câmera diariamente e atualizo alguns sites do Wordpress, entro no Facebook e navego um pouco na internet.

    Durante a última semana, o Juice Defender reportou uma média de melhora de 2x.

    A questão que sempre existirá é o quão acurado ele é e sem gastar muito tempo fazendo gráficos e listas ou um estudo realmente científico, o melhor que posso fazer é contar minha experiência com ele.

    Antes de usar o Juice Defender, eu tirava o aparelho do carregador perto das 6:30 da manhã e iria começar a receber mensagens de pouca bateria (menos de 20% restantes) pelas 3 ou 4 da tarde. Com o Juice Defender eu normalmente não preciso colocá-lo de volta no carregador até que esteja indo dormir, perto das 11 da noite, a menos que tenha uma atividade mais alta do que o normal naquele dia.

    Nesse caso, posso precisar colocá-lo no carregador algumas horas antes.

    O Juice Defender vai funcionar para você?

    É claro que realmente depende, se você é um usuário de leve a médio, sim, provavelmente vai fazer uma boa diferença. Por outro lado, se você dirige o dia todo usando o GPS (com a tela ligada) enquanto ouve Pandora, não, provavelmente não fará muita diferença porque não conseguirá desligar nenhum serviço que seja grande consumidor de bateria.

    Qual versão eu devo pegar?

    Há uma versão gratuita e uma versão paga e, apesar de eu sugerir a versão paga, já que acredito que vale os $3 (aproximadamente, dependendo de taxas de câmbio), você deveria experimentar a versão gratuita e ver se realmente consegue economizar bateria. Com a versão gratuita, eu consegui uma melhora consistente de 1,86x, apesar de ainda poder sugar um pouco mais das definições avançadas na versão paga.

    Com certeza, eu consegui adequá-lo às minhas necessidades e passar da marca das 2x.
  • quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

    Google lançará primeiros PCs Chrome em 2011

    A primeira leva de PCs a usar o sistema operacional Chrome, do Google, chegará às lojas em meados de 2011 nos Estados Unidos e contará com conexão sem fio da operadora Verizon gratuita por dois anos, rompendo mais uma barreira para concorrer com Microsoft e Apple.

    Os novos notebooks Chrome terão 100 megabytes mensais de conexão sem fio gratuitos por dois anos, fornecidos pela Verizon, afirmaram executivos a jornalistas nesta terça-feira.

    Os computadores foram projetados para promover maior integração com a Internet, a chamada computação em nuvem, em que aplicativos são acessados na Web em vez de serem instalados no PC.

    O Google também lançou uma loja virtual com aplicativos, notícias e mais de 500 videogames, como parte da estratégia para conquistar maior participação na nova geração de mídia e entretenimento da Internet.

    A produtora de games Electronic Arts fez uma demonstração de um jogo que estará disponível na "Chrome Store", que será inaugurada em breve. A loja virtual também venderá aplicativos de notícias do jornal The New York Times e da National Public Radio.

    Executivos do Google afirmaram a jornalistas que o navegador Chrome já possui 120 milhões de usuários. Em maio, o browser do Google contava com apenas 70 milhões de usuários.

    A Apple afirmou em outubro que também iria abrir uma loja virtual de aplicativos para seus computadores Macintosh, buscando replicar o sucesso da "app store" para o iPhone. O site deve ser lançado no começo do ano que vem.

    segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

    Samsung Galaxy Tab: raio X total no rival da Apple

    Ao invés de simplesmente colocar o Android 2.2 em uma versão maior do seu smartphone popular Galaxy S e deixar por isso mesmo, a Samsung, na verdade, se esforçou para criar uma experiência única para o seu primeiro tablet, o Galaxy Tab. Ao trabalhar com operadoras de celular, a empresa coreana incluiu aplicativos para conteúdo localizado. Além disso, a Samsung também foi além para garantir a compatibilidade com aplicativos existentes para Android em uma tela maior.

    No entanto, a primeira dúvida é saber se um tablet de 7 polegadas realmente vale a pena. Para usuários de smartphones, utilizar um aparelho para emails, atualizações de redes sociais e até navegação é mais fácil que puxar um Galaxy Tab, mesmo que ele seja significativamente mais portátil que o iPad de 9.7 polegadas. Tendo testado os Tablets tanto da Samsung quanto da Apple durante a semana, descobrimos que como o Galaxy Tab não cabe facilmente no bolso, precisamos carregar uma bolsa de qualquer maneira. Então por que não trazer junto o iPad maior, ao invés disso? Há uma área, no entanto, em que o Galaxy Tab se destaca – ler e-books. Com o seu peso menor, não tivemos as mesmas cãibras nos dedos que tivemos com o aparelho da Apple.

    Então, para aqueles que estão decidindo entre o iPad e o Galaxy Tab, o fator mais importante a considerar é a usabilidade. Se você deseja ler muitos e-books e ver filmes no aparelho, o portátil da Samsung, mais leve, será mais adequado às suas necessidades. No entanto, se você lê muitos PDFs (que não oferecem fluxo automático de palavras como os e-books ePub) e quadrinhos, e usa o seu Tablet para jogos, a tela maior e a disponibilidade de aplicativos para o iPad da Apple é a solução.

    Design

    O Galaxy Tab da Samsung pode ser feito de plástico, mas parece solidamente constituído, com um bom peso. O aparelho vem em uma única cor – fundo branco com borda e frente pretas. Abaixo da tela, há uma série de botões para Menu, Home, Back e Search. O motivo pelo qual o hardware segue o formato padrão dos smartphones (mas em uma escala maior) é que o sistema operacional Android foi originalmente planejado para aparelhos móveis. Como tal, ter um layout similar é importante para garantir compatibilidade com a plataforma e os aplicativos.



    A bateria do Galaxy Tab é lacrada dentro da unidade, o que exige uma ida à assistência conforme as células se deteriorem com o tempo. A entrada para headphone é localizada em cima, enquanto o microfone fica na lateral esquerda. No lado direito estão os slots do microSD e do SIM card e a base apresenta o conector dock e os alto-falantes. Apesar de você poder fazer chamadas com o Galaxy Tab, a posição dos alto-falantes e do microfone significa que precisará de um Bluetooth ou um headset conectado para esse propósito.

    O conector dock próprio é utilizado para carregar o aparelho, assim como para conectá-lo a um PC via USB. Entretanto, assim como o iPad, você não consegue carregar o aparelho pela porta USB de um PC, pois a voltagem não é suficiente. A porta também é utilizada para os periféricos do Galaxy Tab, como os cabos para dock de teclado e saída de vídeo, que permitem à unidade se conectar a displays externos via HDMI ou entrada de componente/composto.

    Finalmente, assim como o Dell Streak, esse aparelho utiliza o vidro Corning's Gorilla, que tem uma resistência impressionante a arranhões, mesmo de objetos afiados como chaves. No entanto, o display não tem a camada “óleofóbica” do iPad para prevenir que a gordura do corpo embace a tela, e as impressões digitais aparecem um pouco mais do que gostaríamos no Tab.

    Características

    Ao invés de simplesmente oferecer aos usuários o repetitivo Android OS, a Samsung otimizou a plataforma para diferenciá-la da experiência do smartphone. Além do Android Market, a Samsung incluiu os aplicativos Readers Hub, Media Hub e Music Hub, que oferecem acesso a literatura online, vídeos e músicas, respectivamente. A empresa coreana também anunciou que o aplicativo de leitura tem até 2.500 revistas, 1.600 jornais e 2 milhões de livros. Para torná-lo mais conveniente para os usuários, em Singapura, a empresa se uniu à operadora de telefonia local SingTel, para que a conta de compra de conteúdo apareça na fatura do telefone. Ao contornar a necessidade de cartões de crédito e métodos de pagamento de terceiros, a Samsung espera que isso estimule um aumento na compra de mídia digital.

    Apesar do fácil acesso a conteúdo, a empresa coreana também otimizou os programas de Contatos, Calendário e Memo, com recursos como tabs em sequência e visualizações em tela dividida para aproveitar o display maior. No entanto, como a Samsung não tem controle sobre aplicativos de terceiros, a experiência difere de aplicativo para aplicativo. O Twitter e o Facebook ficam perfeitos e preenchem a tela, enquanto alguns usuários reportaram que outros programas ou ficam “pixelizados” ou apresentam margens pretas (muito parecidas com as que do iPad com aplicativos exclusivos para iPhone). Esses são, no entanto, fatores menores e nós não encontramos nenhum problema de compatibilidade até agora. O ThinkFree Office também está incluído, para a leitura e criação de documentos compatíveis com Microsoft.

    Um dos melhores benefícios de ter um tablet Android é a compatibilidade com o Adobe Flash 10.1, um recurso que a Apple se nega a incluir no seu aparelho. Mas, enquanto isso oferece ao Galaxy Tab acesso irrestrito ao conteúdo da Web, descobrimos que em alguns sites, a lentidão causada pelo conteúdo em Flash é uma experiência de navegação insatisfatória. A menos que você realmente precise entrar em sites em Flash, não consideramos que esse seja um recurso obrigatório.


    Em relação ao hardware, o Galaxy Tab tem quase todos os recursos encontrados nos smartphones atuais. O acelerômetro incorporado permite ao display rodar e também oferece uma dimensão adicional para controle em alguns jogos. O brilho da tela é automaticamente ajustado para fontes de luz do ambiente, enquanto um slot de cartões microSDHC permite aos usuários expandir a capacidade de armazenamento integrada de 16GB. A unidade também vem com uma webcam para a frente, de 1.3-megapixel, e uma câmera atrás de 3-megapixel. A primeira é indicada para chamadas por videoconferência, apesar de programas populares como o Skype não permitirem esse recurso atualmente. A câmera de trás, com alta resolução, tem um flash de LED e permite gravar vídeos de 720 x 480-pixel com 30 frames por segundo. Outras funções incluem GPS, uma bússola digital, rádios 802.11n e Bluetooth, juntamente com uma conectividade HSDPA.

    Apesar de ter uma contagem menor de pixels que o iPad, o display de 1,024 x 600-pixel fica especialmente bonito no pequeno Galaxy Tab de 7 polegadas. Os ângulos de visão são bons para uma tela LCD normal, apesar de desejarmos ver uma tela AMOLED no lugar. A unidade é rápida o suficiente para oferecer uma experiência multitouch fluida. Nosso único queixa é que a tela refletiva com tendência a atrair impressões digitais é um pouco difícil de usar no ambiente externo, apesar de que ao se aumentar o brilho para o máximo realmente ajuda um pouco, mesmo que mate a vida da bateria um tanto rapidamente.


    Desempenho e Vida da Bateria

    Com um processador de 1GHZ e o processador gráfico Powervr SGX540, foi uma maravilha utilizar o Android OS no Galaxy Tab. Não houve lentidão, exceto quando navegando em alguns sites em Flash. Nós não só achamos a unidade capaz de rodar vídeos 1080p full-HD, como o Tab também é capaz de transmitir conteúdo multimídia para displays externos por meio de addons opcionais. Tentamos usar o Google Earth no Tab e ficamos impressionados com o zoom, tão suave quando o equivalente no desktop.

    A vida da bateria no Tablet da Samsung foi igualmente impressionante. Ironicamente, quando utilizado como leitor de e-book e aparelho de navegação leve na internet, via 3G, o Tab conseguiu durar um dia inteiro, antes de a bateria descarregar. Deixamos alguns vídeos em looping e se passaram pouco mais de cinco horas e meia até que tivéssemos de pegar o cabo para carregar, o que é bastante impressionante, considerando seu hardware poderoso.

    Serviço e Suporte

    O Samsung Galaxy Tab vem com garantia internacional de um ano. No site de suporte, você pode baixar manuais do usuário, drivers e software patches. Resolução remota de problemas está disponível por email ou telefone, apesar de no caso de falha no hardware, a unidade ter de ser levada a uma assistência.
    Para saber mais

    Para saber preços pesquise em www.buscape.com.br e no www.mercadolivre.com.br. Para videos faça o mesmo no www.youtube.com.br .


    Um abraço,

    Oscar Burd

    quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

    Aplicativo da BM&F BOVESPA lidera downloads na App Store

    O aplicativo BM&F BOVESPA para iPad, lançado pela Bolsa na terça-feira (09/11), registrou 1.795 downloads na loja de aplicativos da Apple. Com isso, foi o aplicativo mais baixado na App Store ontem.

    Desenvolvido em português e inglês pela Livetouch, empresa especializada na criação de aplicativos para dispositivos móveis, o BM&FBOVESPA para iPad permite o companhamento dos índices da Bolsa, das cotações das empresas listadas, de commodities e mercados futuros, entre outras informações. Também oferece melhor interação do usuário com os gráficos e a elaboração de listas personalizadas de cotações. O download é gratuito.

    Com o aplicativo da BM&FBOVESPA, o usuário tem acesso a:

    · índices em tempo real;
    · cotações de ações;
    · lista personalizada de cotações;
    · gráficos interativos de índices, ações, commodities e mercados futuros;
    · notícias da Bolsa;
    · notícias das Empresas listadas (comunicados e fatos relevantes);
    · vídeos da TV BVMF, com reportagens sobre investimentos, entrevistas e eventos.

    Confira o vídeo demonstrativo: www.bmfbovespa.com.br/ipad

    terça-feira, 7 de dezembro de 2010

    Apple recebe patente de 3D e tablet híbrido

    Nesta terça-feira, 30, a Apple patenteou no Departamento de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO) duas tecnologias que aguçam a curiosidade de todo e qualquer fã de Steve Jobs. A empresa californiana registrou as patentes de um display no qual se visualiza imagens 3D sem a necessidade de óculos (autoestereoscópico) e um aparelho meio laptop, meio tablet touchscreen.

    O Apple Insider lembrou que na coletiva de apresentação do MacBook Air, o notebook ultrafino da Apple, Steve Jobs comentou um pensamento que surgiu em sua mente e na de sua equipe: “O que aconteceria se o MacBook e um iPad se ligassem?”. Ao que tudo indica a tecnologia registrada nesta última patente deve garantir à Apple algo bem próximo dessa tal “união”.

    Rascunhos do híbrido laptop-tablet. FOTO: USPTO/Apple Insider


    O dispositivo aparenta ser um notebook comum, exceto pelo par de trilhos nas abas laterais do teclado sobre os quais a parte inferior da tela desliza enquanto a superior declina por sobre o teclado. Dessa maneira o aparelho se torna um tablet com uma tela touch.

    No mesmo dia, a empresa de Jobs patenteia uma tecnologia que permite que superfícies projetem imagens em 3D sem que o seu “visualizador” seja obrigado a usar óculos especiais. A tecnologia, que teve seu pedido de registro protocolado na USPTO em setembro de 2006, também chamada de autoestereoscópica, uma espécie de truque óptico que faz com o o olho esquerdo do observador veja um imagem diferente do seu olho direito, o que gera cria uma sensação de profundidade.

    No documento, a Apple diz que a projeção 3D poderá ser captada por usuários em diferentes posições em relação ao aparelho projetor. Isso significa que mais de uma pessoa poderá assistir ao vídeo tridimensional sem perder detalhes da experiência.


    Folha lenticular, um dos métodos de autoestereoscopia. Via 3D-forums.com


    Barreira Parallax, o segundo método de autoestereoscopia. Via 3D-forums.com

    Informações via Apple Insider, TechRadar e com dados de Link em O Estado de SP.

    segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

    Brasileiro pode comprar iPad em até 12 vezes

    A compra do iPad — o tablet da Apple — no Brasil terá condições facilitadas. A partir de amanhã, sites e lojas passam a vender no País o dispositivo móvel, que poderá ser comprado em até 12 parcelas sem juros. Ao adquirir a versão mais básica do aparelho, o consumidor pagará prestações mensais de R$ 137,40.

    O iPad é um tipo de computador pessoal móvel, que tem forma de prancheta e é capaz de reproduzir vídeos, fotos e músicas, além de permitir navegar na internet.

    Os seis modelos do tablet serão tabelados: R$ 1.649 (16 GB), R$ 1.899 (32 GB) e R$ 2.199 (64 GB). Caso o consumidor opte pelas versões que, além de web sem fio, funcionem com internet 3G, os preços sobem: R$ 2.049 (16 GB), R$ 2.299 (32 GB) e R$ 2.599 (64 GB).

    Na loja virtual da Apple, a compra poderá ser dividida em até 12 vezes sem juros, além do frete grátis. Os sites Americanas e Submarino oferecem as mesmas condições em todos os cartões de crédito. Nas páginas eletrônicas de Extra e Ponto Frio, a condição é válida apenas para cartões das bandeiras das próprias lojas.

    Na página eletrônica e nas unidades da Saraiva, o parcelamento é de até dez vezes sem juros em qualquer cartão. No site e nas lojas da Fast Shop, o parcelamento é feito em até dez vezes com juros. Na Fnac, seja unidades físicas ou internet, dependendo do modelo, o pagamento é dividido de seis a dez vezes sem juros. No lançamento oficial, todos serão vendidos por até dez vezes sem juros.

    Conselho

    Apesar das condições facilitadas, o consultor de tecnologia Leonardo Kelmann indica a aquisição do aparelho somente àqueles que já têm um desktop ou notebook. Isso porque o tablet da Apple tem limitações.

    Para uso pessoal ou profissional móvel, o iPad desempenha as funções de um netboook. “Porém, tudo tem que ser baixado da internet e do iTunes. Não é possível, por exemplo, colocar fotos no aparelho direto da máquina fotográfica, atualizar antivírus ou instalar certificados digitais. E o aparelho ainda não tem câmera e não permite fazer videoconferências pelo Skype.”

    A limitação é maior quando utilizado profissionalmente. “É possível abrir planilhas e fazer apresentações para até duas pessoas pelo tamanho da tela. Mas a produção de documentos é lenta e o teclado virtual, e até o externo, não são confortáveis. Um notebook atenderia melhor”, conclui.

    Confira a lista completa dos estabelecimento onde o dispositivo estará à venda aqui no Brasil na página eletrônica da Apple na internet.

    sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

    Microsoft registra touch screen em alto relevo

    Um dos maiores trunfos da Apple é ter uma tela sensível ao toque (touchscreen) eficiente em seus produtos. Ao tocar na tela de um iPod, iPhone ou iPad, a resposta é imediata e natural, ao contrário da maioria dos outros aparelhos com essa tecnologia. Agora, a Microsoft quer não só se igualar mas dar um passo a frente. Um não. Muitos passos à frente. A empresa patenteou a tecnologia de touchscreen que não se limita apenas a reproduzir as imagens digitais, mas as forma em alto relevo. A tecnologia permitiria que o usuário sentisse formas e texturas de forma inédita.

    A sensação de toque em um objeto real será possível por meio de células de memória do tamanho de um pixel, feitas de plástico que se sobressaem na superfície criando as elevações, relevos e texturas. A ideia da Microsoft é usar a tecnologia em telas grandes.

    Outras empresas que estão trabalhando em projetos de touchscreen que reproduzam a sensação real do objeto tocado são Disney, Nokia e Senseg. Porém, estas companhias, estão indo por um caminho tecnológico diferente: voltagens de diferentes frequências que passarão por baixo da tela, criarão a sensação de diferentes toques nos dedos das pessoas.

    A patente registrada pela Microsoft mostra que a tela touchscreen é coberta por uma camada de plástico que se distorce conforme ondas de raios ultravioleta acertam a tela. Se tiver interesse (e paciência) você pode ler integralmente o registro de patente aqui.

    quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

    Mastercard lança serviço em que chip do celular vira cartão

    Chip de celular funciona como cartão de crédito
    Mastercard lança serviço em que chip do celular vira cartão


    Já pensou pedir uma pizza e não ter de juntar moedinhas em casa para completar o valor ou pedir para o entregador trazer a máquina do seu cartão?
    Ou então entrar em um táxi e não se preocupar se o motorista tem troco para R$ 50?

    Um novo serviço da Mastercard permitirá que esses problemas sejam resolvidos pelo celular: trata-se de uma plataforma de pagamento por telefonia móvel pela qual o cliente tem no chip de seu aparelho as informações dos cartões de crédito e débito, acessíveis por meio de um menu de navegação.

    Para usar o sistema, cliente terá de substituir o chip do celular.
    O serviço da Mastercard é fruto de uma parceria com o Itaú, a Redecard e a Vivo - o projeto será implantado aos poucos, a partir do início do ano que vem, e terá uma fase piloto em São José dos Campos, município paulista de pouco mais de 600 mil habitantes.

    O Itaú vai cadastrar clientes, enquanto a Redecard fará o credenciamento dos estabelecimentos que aceitarão o meio de pagamento.

    O sistema da Mastercard também permitirá que o cliente use cartões de crédito ou débito para recarregar os créditos do celular.

    Com o lançamento da plataforma da Mastercard, o mercado brasileiro viverá uma competição de dois modelos diferentes de pagamento via telefone móvel.

    Apesar de anunciado há dois meses, o sistema desenvolvido em parceria entre Banco do Brasil, Cielo e Oi só ganhará escala a partir de meados de 2011.

    Além de permitir que o cliente deixe o cartão em casa, se assim preferir, os projetos têm o objetivo comum de popularizar o pagamento com cartão em operações de pequeno valor nas quais o plástico ainda é pouco usado, como feiras, vendas de porta em porta, pequenos serviços e delivery.

    Como funciona

    Para usar o sistema da Mastercard, o cliente terá de substituir o chip do celular, usando um modelo com a tecnologia de pagamento já embutida.

    O acesso se dará em um menu que funciona tanto em smartphones quanto em aparelhos comuns.

    Por segurança, o usuário terá de informar a senha do cartão e também um código específico para o serviço.

    Para fazer o pagamento, o cliente informa o número de um estabelecimento cadastrado no serviço e o valor da operação - as compras são confirmadas por SMS.

    Inicialmente, tanto os usuários convidados pelo Itaú para a fase de testes quanto os comerciantes cadastrados pela Redecard receberão gratuitamente os chips para realizar pagamentos.

    À medida que o serviço for expandido, a ideia é cobrar tarifas pelo uso.

    Segundo as companhias envolvidas, os valores dependerão da aceitação do produto no mercado.

    Por enquanto, porém, o escopo do serviço será limitado.

    Embora o presidente da Mastercard, Gilberto Caldart, diga que a plataforma está aberta a todos os bancos, credenciadoras e operadoras, inicialmente apenas clientes do Itaú, que usem a bandeira Mastercard e celulares da Vivo poderão fazer pagamentos usando a nova tecnologia.

    "Não existe nenhum contrato de exclusividade.

    O objetivo (das parcerias) foi colocar o ecossistema de pagamentos de pé", explica o executivo.