sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Avaliação Prática do Firefox para Android Beta

Nos dias de hoje, velocidade e conectividade são fatores importantes para todos nós.

Claro que isso vale - também - para a navegação web via telefones celulares!

O Firefox já está trabalhando há tempos na versão mobile do seu popular navegador, conhecido como Fennec.
A primeira versão beta para Android já foi lançada e está disponível no Android Market. Nós o levamos para um test drive e, apesar de mostrar potencial, ainda não está pronto para decolar.

O Mobile Firefox utiliza o mesmo mecanismo de renderização de páginas encontrado na sua versão para desktop.

SINCRONIZAÇÃO

Utiliza o Firefox Sync para salvar marcadores, tabs e outras informações de navegação em sincronia com o histórico de navegação no desktop, algo que os usuários de Firefox vão gostar. Ele também empresta um ótimo recurso do Android Dolphin Browser: marcadores e preferências são acessados deslizando a tela para a direita e esquerda, respectivamente.

TAMANHO E VELOCIDADE

O aplicativo Firefox é enorme pelos padrões Android, com o aplicativo de instalação ocupando espantosos 29.33 MB de memória, e depois de um pouco de uso, mais de 50% adicionais em arquivamento de dados. Isso pode ter um papel determinante em relação ao tempo que o aplicativo leva para iniciar e o quão lento ele pode ser durante o uso. O Firefox pode ser movido para o cartão de memória SD, o que torna a memória mais fácil de administrar.

A principal função de um navegador é a renderização das páginas e o Firefox ainda precisa trabalhar nesse assunto. As páginas levam um tempo para aparecer e, enquanto os navegadores com WebKit mantêm o texto legível durante o carregamento da página, o Firefox não o faz. Até funções padrão como pinch/zoom, apesar de feitas suavemente, não mantêm as coisas legíveis enquanto estão sendo realizadas. O Firefox não recarrega o texto enquanto faz o zoom, algo que a maioria dos navegadores Android faz muito bem. Mostra potencial, mas ainda não está bem adequado para o uso diário.

ADD-ONS E COMPLEMENTOS

O navegador faz uso de add-ons e o Firefox já tem muitos disponíveis para melhorar a experiência de navegação. Há bloquedores de propaganda, utilidades para o Twitter e similares que podem ser instalados no navegador. Adicioná-los pode ser uma experiência complicada, algo que certamente vai melhorar com a evolução do navegador. Vários add-ons não são gratuitos; eles podem ser bem caros, na verdade.

CONCLUSÃO

É ótimo ter opções de escolha de navegadores e os usuários do Firefox vão amar ter uma versão móvel que sincroniza os marcadores com o desktop.

Mas, assim como a maioria dos navegadores Android, pode-se estar tentando solucionar um problema que não existe. Afinal, há excelentes navegadores disponíveis como o Opera e o HD.

Vale a pena esperar para ver como o Firefox vai se desenvolver para a plataforma mobile!


Espero que você tenha gostado deste Post!

Um grande abraço,

Oscar Burd

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Entenda o crescente sucesso do Android no mundo

Ouvimos e sabemos que o sistema operacional Android é um sucesso e uma grande tendência.

Com o título “Os Android estão chegando”, o infográfico do Gigaom mostra a popularidade do sistema operacional do Google diante dos outros e sua penetração no mercado mundial.

Veja o gráfico na imagem abaixo:


Clique na imagem para ampliá-la